Capota marítima costuma durar muitos anos. Feita de materiais resistentes, é fundamental não só para a estética da pick-up, mas também para sua usabilidade. Apesar de seus materiais e design serem desenvolvidos para muitos usos, o frequente abre e fecha da capota e os desgastes sofridos pelo clima e terra ou poeira podem reduzir sua vida útil.
No post de hoje vamos falar sobre sinais graves de desgaste. Você deve estar atento a eles para saber se chegou a hora de trocar sua capota marítima.
Atenção às linhas de costura da capota marítima
A capota se propõe a vedar totalmente a entrada de água, terra e poeira. Isso significa que qualquer dano nas costuras do acessório pode representar problemas. As vezes, o desgaste das linhas ocorre mais cedo, seja por conta do uso frequente ou de algum dano específico. Por isso, o ideal é observar frequentemente a integridade das linhas e identificar possíveis danos a tempo de evitar que aumentem.
Lona furada ou desgastada
As lonas de capotas costumam ultrapassar, e muito, o período da garantia. Mesmo assim, por ser o elemento principal que protege a carga e a caçamba, é preciso revisar o acessório em seus detalhes, esporadicamente.
Busque por pequenos furos e rasgos que possam ter sido provocados por alguma carga. Observe se nos pontos de contato com a estrutura do acessório existem desgastes que possam trazer problemas.
Aqui, vale a mesma regra das linhas de costura. Afinal, quanto antes identificar danos, maiores as chances de corrigir o problema, podendo aumentar a vida útil de seu produto.
Capota marítima começa a abrir durante o trajeto
A não ser que você tenha fechado a capota na pressa, de modo a não fixa-la bem, saiba que a capota nunca pode abrir no trajeto. Se o acessório abrir na estrada sem motivo aparente, significa que, em breve, você precisará trocar. Embora a estrutura deste produto seja simples, tudo é pensado para a segurança de seu uso e tentar consertá-lo pode não valer a pena.
Por isso, se o acessório está se abrindo sozinho, programe-se para trocá-lo.
Deixando passar excesso de pó ou água
É normal que alguns resíduos entrem pela tampa da caçamba, mas excesso de poeira ou água da chuva precisa ser observado. Analise todo o acessório em busca de frestas ou danos. Além disso, vale verificar se a instalação está correta e firme, como deve ser.
Cuidado importante: lubrificação das cantoneiras
Uma manutenção simples, barata e que aumenta a vida útil da capota é a lubrificação esporádica das cantoneiras traseiras. Aplique um lubrificante ou desengripante de sua preferência para preservar a estrutura e tornar o uso mais fácil.
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Até o próximo post!