Qual a diferença entre rack de teto, longarinas e travessas? No post de hoje vamos desvendar de vez este mistério e facilitar a escolha do produto na hora compra.

diferenca longarina rack e travessa de teto

Longarinas, travessas ou racks são aquelas barras utilizadas para amarração de carga sobre o veículo. Seu uso aumenta a capacidade de transporte sem prejudicar o conforto dos passageiros, afinal, evita acúmulo de itens nos bancos.

São muito úteis para transporte de materiais de trabalho e itens esportivos, mas estes acessórios também são bastante utilizados em viagens. Quando o porta malas está cheio o correto é transportar malas extras sobre o teto e não soltos dentro do veículo.

Leia mais: 11 Verificações para viagem de carro

Vale lembrar que o uso dos racks de teto deve seguir regras. O transporte de carga sobre veículo é citado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que aponta o Contran como definidor das regras estabelecidas. São elas: 26/1998, 349/2010 e 589/2016.

O que são Longarinas de teto

As longarinas são as hastes que ficam paralelas verticalmente ao longo do veículo. Aliás, “ao longo” é o termo que vai te ajudar a lembrar: as longarinas são mais longas do que as travessas.

Muitos veículos já vem com longarinas instaladas, como o Novo Uno, por exemplo.

Novo Uno com longarinas de fábrica.
Novo Uno com longarinas de fábrica.

 

As longarinas são fixadas diretamente no teto do veículo, mas de formas diferentes: algumas exigem furação, outras são fixadas com fita dupla face etc.

Se você busca travessas para longarinas do Novo Uno, clique aqui e vá para a loja.

Abaixo, outro exemplo de longarina de teto, mas desta vez para Jeep Renegade. Este acessório você encontra clicando aqui.

longarinas de teto
Longarinas para Renegade vendida na Casa das Capotas.

 

Acesse e veja outros tipo de longarinas para seu veículo!

O que são Travessas rack de teto

As travessas ficam “atravessadas” no teto, isto é, ficam verticalmente paralelas e necessitam das longarinas para serem fixadas. Longarinas e travessas juntas formam um tipo de rack de teto completo, mas existem outros modelos.

Existem diversos modelos de travessas, com kits contendo na maioria das vezes, duas unidades, embora alguns veículos disponham de espaço para três travessas.

travessas para rack de teto
Travessas para rack de teto vendidas na Casa das Capotas.

 

Importante: embora sejam vendidas separadamente, as travessas sempre precisarão de longarinas para serem instaladas.

Acesse a loja e escolha travessas certas para seu veículo!

Por fim: Rack de teto!

O rack de teto pode ser o conjunto “longarinas + travessas”, mas pode ser um produto único, também. É o acessório ou a combinação de acessórios que permite transportar carga sobre o veículo.

Cada veículo possui uma disposição para acomodar o rack, porém se seu carro já possui longarina de fábrica, será necessário adquirir apenas as travessas.

Kit longarinas + travessas oferecido na Casa das Capotas
Kit longarinas + travessas oferecido na Casa das Capotas

 

Adquira seu Kit Longarina + Rack de teto clicando aqui.

Não são todos, mas alguns modelos de carros possuem estruturas que permitem fixar um rack no friso do teto, entre a porta e o teto, na furação original, atrás da borracha da porta etc. Verifique se seu carro está nesta lista aqui.

rack de teto
Rack de teto vendidos na Casa das Capotas.

 

Escolha seu rack de teto na loja.

Este texto foi bastante direto, mas esperamos que tenha tirado suas dúvidas e ajude na hora de escolher seu acessório, afinal, a dúvida sobre estes acessórios é bastante comum.

Para ficar por dentro das promoções, lançamentos e novidades da loja, siga nossa página no Facebook e nosso canal no Youtube!

Até a próxima!