Santo antônio ou santantônio é nome dado para o acessório feito por barras e tubos de metal, que fica instalado entre a cabine e a carroceria das pick ups.

Mas por que será que o produto leva este nome tão curioso? Leia o post e descubra!

santo antonio para pick ups

Por que santo antônio para pick ups é chamado assim?

Existem algumas teorias sobre a origem do “apelido”, a maior parte delas bastante engraçada.

Primeiro é importante citar que este nome é utilizado apenas no Brasil. Em outros países o acessório é chamado, em cada idioma, de “barras de proteção” ou algo semelhante.

Isso nos leva a primeira teoria: há quem diga que o nome surgiu, pois, por todo o Brasil, são comuns carreatas de fiéis onde uma imagem grande do santo homenageado pode ser amarrada justamente neste acessório. Provavelmente você já viu algo do tipo, especialmente se sua cidade possui muitas igrejas católicas.

Pode ser uma explicação, mas as imagens de vários outros santos certamente já desfilaram por aí amarradas no produto…

Vá para a loja e escolha o santo antônio certo para sua pick up!

E há outra teoria mais curiosa. Nos carros conversíveis é utilizado um tipo de santo antônio que protege os passageiros em caso de capotamento. Assim, pode existir um link com a famosa simpatia de colocar uma imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo na água e prometer só tirá-lo de lá quando arranjar um namorado(a).

Carro de cabeça para baixo, imagem do santo também… Podemos entender a ideia, mas ainda não parece certo.

A verdadeira razão do nome

Descobrimos que não é nada disso!

Segundo o livro “De onde vêm as palavras: as Origens e Curiosidades da Lingua Portuguesa”, do professor doutor Deonísio da Silva, o nome surgiu de forma bem diferente.

Santantônio era o nome dado a uma parte da sela de montaria feita para que cavaleiros inexperientes pudessem se segurar. O formato desta parte da sela lembrava um tipo de imagem de Santo Antônio, muito popular entre os fiéis, feita em madeira e que é vendida até hoje.

BATALHA DE ACESSÓRIOS: SANTO ANTÔNIO DUPLO X SANTO ANTÔNIO STR

Quando surgiram as barras de proteção para pick-ups e carros, alguém achou o formato parecido ao desta parte da sela e, com o passar do tempo, o apelido virou nome oficial do acessório!

É difícil ter certeza da origem de alguns termos do nosso idioma. Sem dúvida, é o caso de nosso santo antônio (ou santantônio). Apesar disso, é interessante vasculhar mais sobre o assunto, pois inicialmente não parece haver qualquer ligação, mesmo assim o nome é este.

Esperamos que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esta curiosidade. Até o próximo post!