Seu carro te acompanhou bem até agora, mas alguns acontecimentos específicos estão te fazendo considerar a troca? Tire suas dúvidas e saiba se este é o momento certo para a negociação.

trocar de carro

– Carro com quilometragem acima dos 100.000km

O indicativo mais claro de que chegou a hora de trocar de veículo é a quilometragem alta. Quem tem condições, deve realizar a troca entre 30.000 a 40.000 quilômetros rodados, (momento em que surge o primeiro “pico” de manutenção previsto), mas o veículo pode seguir muito bem até os 100.000, quando utilizado corretamente. Após este período, considere a troca.

– Valores no Mercado

Acompanhar o valor do veículo na tabela FIPE te dará um bom referencial sobre a velocidade em que seu carro está desvalorizando, afinal, diferentes veículos possuem taxas de depreciação variadas e manter-se atento para evitar perdas maiores é fundamental.
Outra dica é acompanhar os lançamentos da montadora para a linha de seu veículo. Toda vez que surge um novo modelo ou uma atualização, o seu consequentemente pode desvalorizar.

Leia também: 5 ideias para personalizar a pickup

– Manutenções nas peças estruturais do carro

Demandas recorrentes por manutenção em peças estruturais representam um grande alerta para o momento da troca de carro. Partes como motor, câmbio, rolamentos, alteradores e até mesmo problemas no sistema elétrico não possuem previsão de desgaste e, se passam a falhar, os custos podem ser bastante elevados.

– Mudança de demanda

As necessidades em relação a um veículo mudam de tempos em tempos. Se a família aumentou, é provável que você queira um carro maior para acomodar todos com conforto.
Mudanças no trabalho podem exigir um carro que gaste menos combustível no deslocamento pela cidade ou que aguente melhor o transporte de cargas. Lembre-se de que o veículo precisa atender a sua demanda, antes de tudo.

Transporte de carga? Confira alguns produtos úteis para você!

– Parcelas caras de financiamento

Ninguém deseja trocar de carro por um inferior, mas esta é uma estratégia inteligente e momentânea que vale a pena.
Se suas condições financeiras mudaram e a parcela do financiamento pesou, você pode vender seu veículo para quitar a dívida e adquirir um carro mais em conta. Vale tentar tentar um acordo referente às parcelas com o interessado em seu carro.

– Aumento do gasto fixo e fim da garantia do carro

Veículos novos costumam ter, de fábrica ou pela concessionária, 3 a 5 anos de vida cobertos pelo seguro. Assim, depois desse período, é preciso desembolsar recursos próprios para custear as manutenções. Este fator, somado as revisões programadas que ficam cada vez mais caras, traz um aumento do gasto fixo para manter carro. O aumento deste custo é um bom indicador de que está na hora de trocar de modelo.

Por fim, mantenha-se atualizado sobre seu carro, faça as revisões necessárias e esteja atento a suas necessidades e condições financeiras. Prevendo quanto gasto seu carro pode oferecer, já é possível ter uma noção interessante de que, embora seja desagradável para muitos, a troca de veículo pode ser vantajosa.