Rack de teto: quanto peso carregar? Dúvida frequente de quem vai carregar o carro, saber quanto peso é possível levar no rack de teto é importante para que a viagem ocorra tranquilamente.

quanto peso carregar no rack de teto

Num primeiro momento, os carros parecem ser projetados para carregar tanto peso que não é necessário se preocupar com isso. Porém, considerando um veículo lotado com porta malas cheio, atingir este limite se torna mais fácil do que parece.

Mas, considerando longos trajetos com o número máximo de ocupantes no veículo, é necessário ter atenção redobrada.

Quanto peso posso carregar no rack de teto?

Parece complicado mas, para responder a esta pergunta, será preciso consultar o manual do proprietário e verificar a sua carga útil: peso que pode ser carregado sem prejuízos e sem comprometer a segurança. Este valor é determinado por engenheiros, técnicos e especialistas através de cálculos e testes, devendo ser respeitado.

Estando ciente de quanto peso seu veículo suporta, vá para o segundo passo. Estipule quanto em peso será levado em bagagens que irão no porta malas somado ao peso médio dos passageiros.

No post “Bagageiro de teto: como usar“, descrevemos várias dicas e regras de uso que também valem para o rack.

Após definir este valor aproximado, ainda é preciso consultar quanto peso o seu rack de teto suporta. Aliás, esta informação pode ser obtida no site onde foi efetuada a compra, site do fabricante ou no manual do produto.

Em nosso site, o valor pode ser verificado na página de cada produto, como na imagem abaixo:

rack de teto

Se está buscando comprar seu rack de teto, clique aqui e visite a loja!

Porém, caso os itens que carregue no teto excedam o peso suportado pelo rack, vale a pena redistribuir a carga. Passe itens mais leves para o teto e colocando outros mais pesados no porta-malas. Assim, verifique a presença de cargas desnecessárias e realoque os itens de maneira segura.

Leis de transporte de carga sobre o veículo

Além de respeitar a carga útil, o transporte de itens no rack deve seguir algumas leis. Leia-as na íntegra nestes links: 26/1998, 349/2010 e 589/2016.

Em resumo, as regras são:

– Respeitar a carga útil do veículo
Fixar o rack de modo que:
– A segurança seja mantida.
– A visibilidade frontal do condutor não seja prejudicada.
– O veículo se mantenha estável.
– Não oculte as luzes sinalizadoras e dispositivos refletores do carro e seus acessórios.
– Não exceda a largura máxima do veículo

Então, este foi o post de hoje! Esperamos que ele tenha ajudado a tirar suas dúvidas. E também, nos acompanhe no Youtube e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades. Até mais!

Fechar