Por que capota marítima tem esse nome? Capota marítima é fundamental para qualquer pickup. Feita de materiais resistentes, o produto aumenta as possibilidades de uso do veículo, além de deixá-lo mais bonito e protegido.
Porém, apesar de ser conhecida no universo das caminhonetes, por que é chamada marítima?
Usada na estrada, obviamente a capota não tem nenhuma relação com mar. Ou será que tem?
Por que capota marítima tem esse nome?
Para a fabricação de uma capota excelente, foi necessário buscar um material com características únicas.
Afinal, é importante que o acessório não estrague em contato com constantes variações de clima. Também não pode ressecar facilmente ao sol, nem apresentar rasgos ou avarias frente a pequenos impactos comuns no transporte de carga.
A lona das capotas também precisa ser impermeável, resistente e evitar acúmulo de calor dentro da caçamba, quando fechada – o que poderia prejudicar a carga transportada.
Com sorte, já havia um tipo de lona utilizada em pequenas embarcações que correspondia a estas exigências.
Usada para cobrir barcos e equipamentos marítimos, posteriormente tal lona tornou-se a base da fabricação das capotas das caminhonetes – surgindo assim a capota marítima, que diferente da primeira, é usada na estrada.
O que é bom passar na capota?
Embora apresentem alta qualidade, é possível estender a vida útil do acessório com alguns cuidados simples.
Na limpeza da lona, nada é melhor do que sabão neutro e esponja macia.
Qualquer outro químico não indicado especificamente para capotas, pois pode trazer prejuízos a longo prazo. Vale reforçar: não use sabão em pó!
Na finalização, não utilize pretinho de pneus ou outros produtos químicos. O mais indicado é apenas deixar a lona secar à sombra e utilizar o renovador de capota.
Está pensando em trocar ou renovar seus acessórios automotivos? Confira nosso mix completo aqui!